Los Mares e Las Lunas
Los Mares e Las Lunas te convidam a viver no melhor estilo pé na área
18 de February de 2022
Imposto de renda: compra e venda de imóveis
Imposto de renda: compra e venda de imóveis
2 de May de 2022

A casa própria ainda é o maior sonho dos brasileiros

Casa-propria

Casa-propria

Segurança, conforto e a sensação de pertencimento são alguns dos sentimentos de quem possui o próprio lar. Segundo o censo realizado pelo QuintoAndar com foco em moradia, 87% dos brasileiros desejam comprar um imóvel. O Interesse de comprar a casa própria está acima de ter filhos, carros ou até mesmo casar. 

A pesquisa teve a participação de 3 mil pessoas e os dados refletem a mudança comportamental vivida após a pandemia, pois 95% dos entrevistados responderam que o lar é o seu lugar preferido e outros 77% afirmaram que passam a maior parte do dia dentro de casa. O que reforça a importância do mercado imobiliário – que vai além de aquecer a economia e gerar empregos, e se mostra um ponto de conexão entre as pessoas e seus sonhos. A casa própria transcendeu o morar e passou a ser uma experiência de viver! 

A família nuclear constituída por filhos e esposas formam o maior percentual entre as pessoas que dividem a mesma casa, sendo respectivamente de 37% e 23%. Os pets também estão nessa lista e nas casas os cães representam 47% de animais de estimação que compartilham o lar com seus tutores, seguidos pelos gatos que representam 22%. 

Qual cômodo da casa é o preferido?

Segundo a pesquisa, o quarto é o ambiente preferido dos entrevistados com 42% da preferência, seguido pela sala de estar 26% e com 9% em terceiro lugar vem a cozinha! Aqui na Santa Ilha temos opções de casas com 2,3 e 4 dormitórios na região do Campeche.

Outro fato que chama atenção é o crescente interesse por trabalhar em casa, segundo o censo QuintoAndar, uma entre quatro pessoas passou a trabalhar com mais frequência dentro de seus lares. O que mostra a necessidade do mercado acolher essa demanda e oferecer ambientes focados para o home office ou ainda condomínios que possuam esse tipo de infraestrutura. O recorte feito pelo estudo mostra que pessoas com ensino superior são as que mais buscam opções de trabalho dentro de seus lares. 

Como encontrar a casa própria certa para mim? 

Essa é uma pergunta frequente que recebemos aqui na Santa Ilha. O primeiro ponto é escolher uma imobiliária que seja especializada na região que você procura – nós somos especialistas no Sul da Ilha e temos as melhores opções a poucos metros da praia. 

Depois, você precisa analisar o imóvel que é condizente com o seu estilo de vida, um corretor imobiliário experiente vai te ajudar nessa jornada. Pense também em se você prefere casa ou apartamento, se o imóvel já deve estar pronto para morar ou se você prefere as oportunidades únicas de um lançamento. 

Tão importante quanto analisar os potenciais do imóvel, é conhecer os financiamentos disponíveis e isso varia conforme a construtora que desenvolve o empreendimento, assim como no caso de um imóvel comprado com o proprietário tendo a imobiliária como intermediadora.

Agora você já sabe que  encontra no mercado diferentes formas de financiamento, por isso é importante estar aberto, fazer as contas e aproveitar aquele que é mais vantajoso. 

Mas o seu planejamento financeiro para compra da casa própria também deve incluir o seu estilo de vida, seus gastos mensais, para que assim você saiba qual parcela cabe no seu bolso sem comprometer a qualidade de vida da sua família.

Se você precisar de ajuda para comprar a casa nova, conte com a gente!

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *