Descobrir as belezas da praia da Lagoinha do Leste não é para qualquer um. Não dá para chegar lá de carro, de bicicleta ou de ônibus. Só há duas opções: a pé (por trilhas) ou pelo mar (por barcos).
Mas conhecer esse pedacinho de Floripa é de tirar o fôlego (literalmente, se você optar pela trilha). Há quem diga que do alto das trilhas que levam à Lagoinha é possível avistar as paisagens mais belas da ilha – e olha que a competição é forte! São lindas formações de costões, lagoa, cachoeira e mata nativa que compõem um cenário único.
Quem topar o desafio pode escolher entre duas trilhas. Uma delas é pelo Pântano do Sul e a outra pelo Matadeiro. Por meio de matos e morros, cenários SURREAIS se descortinam em frente aos olhos dos aventureiros.
Mas se trilha não é sua vibe, basta contratar um passeio de barco feito pelos pescadores locais, a partir das praias Pântano do Sul ou Armação.
O balneário tem tesouros tão essenciais para a cidade que, em 1992, foi criado o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, com 453 hectares. A praia é, hoje, um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados na ilha.
A praia
Como chegar:
Esse paraíso não tem acesso por ruas. Para pegar a trilha pelo Pântano do Sul, vá até a Rua Manoel Pedro Oliveira, à esquerda da SC-406, 400 metros antes da praia. A trilha pelo Matadeiro tem ponto de partida no canto direito da praia.
Trilhas:
Existem dois caminhos por terra. A trilha via Matadeiro é mais suave, porém mais longa, com quase 4 km. Já a trilha pelo Pântano do Sul tem cerca de 2,5 km. Apesar de mais curta, também é mais íngreme e exige um bom preparo físico.