Novo Campeche - Sul da Ilha
Novo Campeche: por que é a região mais cool do Sul da Ilha?
16 de August de 2021

Skate do Rio Tavares para o mundo

Entre a tradicional Lagoa da Conceição e o descolado Campeche está o celeiro do skate na Ilha de Santa Catarina, o bairro Rio Tavares. Mas essa referência foi construída ao longo de muitos anos. Lá na década de 90, esse era apenas mais um bairro do Sul da Ilha onde predominavam os moradores nativos. O crescimento imobiliário na região e a onda cultural do skate transformaram o perfil do morador, criou-se um mix entre o ilhéu, turistas que visitam na alta temporada e moradores advindos de outros estados. 

Hoje, o bairro possui infraestrutura própria com academias, mercados, farmácias, escolas e até um shopping, o Multi Open. Pequeno em extensão, mas enorme em opções. A região encanta pela arte de rua e possui padarias, sushis, pokes, restaurantes veganos e opções de terapias alternativas, espaços para eventos em contato com a natureza, além de uma praia tranquila e pouco frequentada, trazendo aquela sensação de sossego até mesmo na alta temporada.

Mas as pistas de skate são unanimidade no Rio Tavares. Também não é para menos, o Campeão mundial e esportista Olímpico Pedro Barros nasceu na região e, enquanto ele crescia, aumentava também o número de meninos interessados nas manobras do skate, influenciados pela notoriedade e pelo talento de Pedro, que trouxe a medalha de prata lá de Tóquio para Floripa nas Olimpíadas de 2020. 

Skate no Rio Tavares, Sul da Ilha

Sul da Ilha e suas opções para você se jogar no drop

O clássico Hi Adventure é o primeiro bowl do Sul de Floripa, que hoje é anexo a uma pousada bem pertinho da praia. Perfeito para você fazer umas manobras radicais, assistir aos amigos, curtir o bar que existe no local e depois aproveitar a praia do Rio Tavares. Mas é necessário conferir os dias que a pista está aberta ao público e os valores para poder utilizá-la. 

Outra opção também localizada no Sul da Ilha é o Karagua Quintal. Também em uma pousada no Rio Tavares, essa opção fica aberta aos hóspedes. A pista de transições menores é perfeita para curtir uma sessão de skate e relaxar no final do dia, ideal para quem está dando os primeiros passos no esporte. 

Já o Rio Tavares Mother Fucker (TRMF) nasceu no quintal da casa de Pedro Barros, onde o pai dele, André Barros, ao chegar à Ilha adquiriu um terreno onde construiu sua casa. André já fazia parte do movimento do skate local e foi incentivado pelos amigos a construir uma pista que se assemelha a uma piscina. Junto com Leo Kakinho e, de forma manual, com pás e muita garra, foi criado um espaço para os skatistas do Sul da Ilha droparem e curtirem o visual. 

A casa de Pedro Barros se tornou palco de campeonatos mundiais e recebeu personalidades internacionais que se jogaram no skate mas também se encantaram com a vista para a mata nativa e para praia da Joaquina que só o Sul da Ilha é capaz de proporcionar. 

Skate no Rio Tavares, Sul da Ilha

Pistas de skate como parte da infraestrutura dos imóveis

Com o crescimento imobiliário da região, alguns condomínios fechados e empreendimentos possuem na infraestrutura opções para crianças, jovens e adultos curtirem o lifestyle do Rio Tavares.

A famosa pista do Guga Arruda está dentro do condomínio fechado Kasting Arruda e é um destaque nacional, pois foi palco do 5º RedBull Skate Generation e é planejada nos modelos mais modernos dos Estados Unidos. 

Também está em construção o empreendimento Swami Beach Residence, que fica em frente à Lagoa Pequena e possui uma pista de skate com desenho exclusivo pensado para seus moradores. Esta é uma tendência nos empreendimentos do bairro que abraça a cultura do skate e incentiva que mais jovens vivam uma experiência única por meio do esporte.

Se você sonha em morar numa região familiar, rodeada por natureza, pertinho da região Central da Capital, mas com toda segurança e tranquilidade, o Rio Tavares é o seu lugar. O bairro possui casas em estilo rústico até casas de alto padrão para os mais diferentes perfis de famílias.  

Rio Tavares, um bairro para todos

Se você não é um aventureiro, não se preocupe! A região abraça a todos. Lugares como o Pico da Cruz e a Lagoa Pequena são duas joias que o bairro do Rio Tavares possui. A praia, além de ser tranquila, possui uma trilha que deixa o local ainda mais inspirador. Já a Lagoa Pequena é considerada um berço para a vida animal da região, além de ter um final de tarde deslumbrante. 

Outra opção bem conhecida é o Casa SoulMar Floripar que reúne tudo que o bairro tem de melhor: gastronomia, bar, cultura, arte e, é claro, pista de skate, um point de encontro tanto para os amantes do drop quanto outros tipos de tribos locais. Agora, se você é do tipo saudável, vai gostar do Shaka Fresh and Green. O cardápio possui diversos tipos de sucos, tapiocas, saladas e comidinhas saborosas.  

Se você prefere um ambiente mais intimista e romântico, perfeito para um jantar à luz de velas, o Quintal Damô é a pedida perfeita. Rodeado pelas árvores nativas, com boas opções de vinhos e massas para você curtir com aquela pessoa especial. O Rio Tavares é uma região única, com astral jovem e receptivo, gastronomia bem desenvolvida e perfeito para quem busca qualidade de vida e bem-estar. 

Separamos para vocês alguns empreendimentos na região do Rio Tavares. Confira clicando aqui!

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *